Seja bem-vindo
Brumadinho,27/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Congresso Mineiro de Autismo vai reunir especialistas, famílias e pessoas neurodiversas em Belo Horizonte.


Congresso Mineiro de Autismo vai reunir especialistas, famílias e pessoas neurodiversas em Belo Horizonte. Kaique Leone - 3º Simpósio Autismo na Atualidade

Belo Horizonte será palco de um dos maiores eventos já realizados em Minas Gerais sobre autismo. Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2025, acontece o 1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade, no espaço The One Business, no bairro Luxemburgo. Com o tema “Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da Infância à Idade Adulta”, o congresso reunirá cerca de 75 palestrantes, famílias atípicas, pessoas neurodiversas e especialistas de diversas áreas para debater avanços, desafios e perspectivas sobre inclusão e qualidade de vida.

O evento é uma iniciativa conjunta das equipes do projeto Montando um Time, com apoio do Integrar TEA, e tem a coordenação da médica cirurgiã cardiovascular Dra. Florence Assis, diagnosticada com autismo aos 43 anos, ao lado do procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Gustavo Lavorato, e da arteterapeuta Rosely Rossito.

Durante três dias, o público terá acesso a palestras, fórum de políticas públicas, rodas de conversa, workshops, atividades artísticas, trabalhos científicos, acolhimento jurídico e até uma sala sensorial. A programação inclui temas como prevenção de doenças cardiovasculares em pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, comunicação alternativa para autistas não verbais, uso da cannabis medicinal no TEA, dieta especializada, além de direitos das pessoas neurodivergentes.

Nomes de grande relevância já estão confirmados, como Willian Chimura, autista, pesquisador e especialista em ABA, Viviane Lima, psicóloga infantil, Dr. Marcelo Masruha, neuropediatra, Dr. Hélio van der Linden, neurologista infantil, Dr. Walter Camargos, psiquiatra, Fernanda Fialho, autista, escritora e criadora de conteúdo, além de gestores públicos como Natália Araújo, secretária municipal de Educação de Belo Horizonte.

Segundo a Dra. Florence, o congresso é a realização de um sonho iniciado com a criação do projeto Montando um Time, que começou como um perfil nas redes sociais e hoje é referência em neurodiversidade. “Queremos promover um espaço de conhecimento e empatia, unindo ciência e protagonismo das pessoas autistas para ampliar a qualidade de vida e a inclusão”, destacou.

O congresso também abrirá espaço para pesquisadores. Os interessados podem submeter trabalhos no formato pôster até 31 de outubro de 2025, desde que estejam inscritos no evento. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail trabalhos.congressomineirodetea@gmail.com.

O projeto Montando um Time foi idealizado por Florence Assis e Gustavo Lavorato, pais de cinco filhos, dois deles diagnosticados com TEA. A própria Florence também recebeu diagnóstico tardio de autismo, experiência que inspirou o casal a transformar vivências familiares em um movimento social de impacto.

O 1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade tem apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Educação, da Amagis (Associação dos Magistrados de Minas Gerais) e da Neuroawiser, plataforma de aprendizado que coordena o maior congresso de transtornos do neurodesenvolvimento do país.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis pelo Sympla.










Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail congressomineirodetea@gmail.com ou pelo WhatsApp (31) 99645-2224. Redes sociais: @montandoumtime e @congressomineirodetea.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.