Brumadinho pode ter nível de emergência elevado em barragem da Emicon, mas prefeitura reforça que não há risco de rompimento

Prefeitura cria comitê após notificação da ANM sobre possível elevação do nível de emergência em barragem da Emicom
Brumadinho está na iminência de ter o nível de emergência elevado em uma barragem da empresa Emicom. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (22) pelo prefeito Gabriel Parreiras, que afirmou que a medida é preventiva e se deve à ausência de estudos atualizados por parte da empresa. A barragem em questão é a B1A, localizada no alto da serra.
SIGA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM
"Não existe nenhum estudo comprovando que essa barragem está realmente em risco. O que houve foi uma negligência da empresa em apresentar atuais estudos", afirmou o prefeito.
Segundo ele, a decisão da Agência Nacional de Mineração (ANM) de elevar o nível de emergência acontece porque o órgão não possui dados atualizados sobre a estrutura. Como resposta, o governo municipal instituiu o CEM (Centro Estratégico Municipal), com a participação de profissionais técnicos de Brumadinho e em articulação com o Ministério Público e a própria ANM.
Durante o vídeo, o secretário de Governo, Guilherme Morais, leu a notificação recebida pela Prefeitura. O texto afirma que “embora não tenham sido registradas anomalias que indiquem risco iminente de ruptura e, considerando o período de estiagem, a medida preventiva visa garantir a evacuação ordenada e segura da população potencialmente afetada”.
Guilherme acrescentou que o prefeito imediatamente convocou toda a equipe para traçar estratégias. “Estamos trabalhando com seriedade, acompanhados pelo Ministério Público, e o prefeito não medirá esforços para que tudo aconteça da melhor maneira. Brumadinho precisa dessa tranquilidade de informações e dados”, declarou.
A Prefeitura garante que está atuando com seriedade e transparência. “O intuito do vídeo é para que não se crie nenhum alarde. Nós já sabemos o tanto dos traumas que nós, Brumadinhenses, temos. Estamos aqui para cuidar do povo”, concluiu o prefeito.
COMENTÁRIOS